Tudo o que Você Precisa Saber Sobre PANCs

Você tem uma pequena horta na sua casa? Se você gosta de cultivar plantas e temperos, aprenda mais sobre as PANCs e como elas podem fazer parte de uma alimentação saudável e cheia de sabores!

TUDO SOBRE PANCS

O Que São PANCs?

Essa é a sigla para plantas alimentícias não-convencionais, e são plantas que você pode comer mas raramente são encontradas em feiras ou supermercados. 

Elas são de desenvolvimento espontâneo, regionais e na maioria das vezes não tem um potencial comercial muito grande, por isso não são comumente encontradas no comércio.

Também são consideradas PANCs as partes que geralmente não são consumidas de plantas comuns, como por exemplo o coração da bananeira, as folhas da cenoura e da beterraba e também a folha da batata doce. 

São verduras, hortaliças, frutas, castanhas e até condimentos naturais ricos em vitaminas e outros nutrientes que podem fazer uma grande diferença no seu cardápio. Algumas são bem fáceis de cultivar em casa, mesmo em hortas verticais.

As PANCs Mais Comuns:

Araruta

É consumido o caule da planta. A fécula de araruta é usada na fabricação de bolos biscoitos e pães que podem fazer parte da dieta de celíacos ou pessoas com restrições ao glúten, por ser um amido de ótima digestibilidade e livre dessa proteína. Aparece do Nordeste ao sul do Brasil. 

Bertalha

É uma planta trepadeira de origem origem asiática muito comum no Rio de Janeiro. De fácil cultivo em solo fértil e com bastante sol, pode ser consumida crua, cozida ou refogada.

Capuchinha

Todas as partes desta planta são comestíveis incluindo caule, folhas, flores e botões. Ela se alastra com facilidade e pode ser encontrada em matagais abertos, calçadas e praças. As flores são ornamentais e decoram saladas e outros pratos. As folhas são levemente amargas e podem ser usadas em omeletes e tortas.

No cultivo, ela ajuda a dar sabor em outras plantas como rabanete, tomate e pepino. Além disso, atrai borboletas e repele pulgões e besouros, sendo muito benéfica na horta como um todo.

Peixinho-da-horta

É uma planta rasteira com as folhas verdes levemente esbranquiçadas. Pode ser comida empanada e frita, o nome vem justamente do sabor de peixe que esta planta tem.

Ora-pro-nóbis

Planta de alto valor nutricional, utilizada por pessoas que não comem muita proteína animal. Pode ser consumida refogada, como recheio de tortas ou em sopas. Seu cultivo é fácil e se dá principalmente no Sul e Sudeste do Brasil.

LEIA TAMBÉM:

O que é a Dieta Carnívora?

Quais as Vantagens de Cultivar PANCs

As PANCs geralmente são mais resistentes devido à grande variabilidade genética, o que as torna resistentes à variação de temperatura e condições ambientais adversas. Dessa forma, você não precisa usar agrotóxicos.

Elas são sustentáveis e podem ser plantadas em escala doméstica ou ainda coletadas de ambientes diversos de campo ou até zonas urbanas como calçadas e praças. Algumas PANCs indicam a qualidade do solo como por exemplo o dente-de-leão, que sinaliza um solo fértil.

A biodiversidade brasileira é gigantesca e o uso de PANCs na alimentação diária confere novos sabores e texturas à comida cotidiana.

Como Cuidar de PANCs

O cuidado com as PANCs geralmente é muito fácil, de cultivo pouco complexo. A cultura de desenvolvimento para as PANCs em sua maioria de ser regional, pois a ideia é não precisar mudar o habitat da planta para que ela se desenvolva plenamente.

Portanto, um manual de pancs pode ajudar no cultivo de acordo com a área que você mora. Diversos destes manuais estão disponíveis na internet e são de fácil compreensão.

Leave a Reply