Saiba Tudo Sobre o Resveratrol: Envelhecimento, Perda de peso, Doença do coração

Você já ouviu falar que tomar uma taça de vinho pode proteger o coração? Essa recomendação se deve ao Resveratrol, uma substância descoberta e pesquisada nas últimas décadas e presente em alguns alimentos naturais, além do vinho.

resveratrol

Saiba tudo sobre o Resveratrol e como ele pode proteger o coração, combater o envelhecimento e ajudar a emagrecer.

O que é Resveratrol?

O Resveratrol é um polifenol que faz bem para a saúde, assim como os taninos, as flavonas e os ácidos fenólicos. Existem atualmente muitos estudos com Resveratrol, com ensaios clínicos em ratos e estão surgindo mais estudos com humanos nos últimos anos.

Benefícios do Resveratrol na Saúde

O Resveratrol ajuda a baixar os níveis de colesterol do tipo LDL e aumentar os de HDL, sendo protetivo para o coração pois reduz a chance de placas de ateroma. Ele age no fígado, diminuindo a produção de LDL e também reduzindo a oxidação do mesmo.

Além disso, alguns estudos mostram que ele pode ser benéfico no tratamento do câncer por impedir a proliferação de células tumorais. O Resveratrol é capaz de combater o envelhecimento celular, regular a pressão sanguínea e normalizar os níveis de glicose no sangue.

Por essa razão, tem sido associado ao tratamento da diabetes e da obesidade.

O Resveratrol Emagrece?

Uma única substância em si não é capaz de causar uma grande perda de peso, ainda mais quando a pessoa não associa o consumo à uma dieta saudável e exercícios físicos. Porém, o Resveratrol pode ajudar a manter as taxas de açúcar no sangue equilibradas, o que contribui para o emagrecimento e para o tratamento da obesidade.

Quais Alimentos são Ricos em Resveratrol?

  • Semente de uva (possível fazer óleos e suplementos)
  • Casca da uva,quanto mais escura maior a quantidade de Resveratrol
  • Vinho tinto
  • Azedinha – uma verdura (PANC) de fácil cultivo
  • Pele do amendoim

Qual a Quantidade Diária de Resveratrol Recomendada?

A necessidade pode variar de pessoa para pessoa, a depender do peso corporal, necessidades fisiologicas e objetivos do consumo, mas a média ideal para homens e mulheres varia de 30 à 120mg/dia.

A quantidade, suplementada ou in natura, não deve exceder 5g por dia.

Se suplementado, a quantidade ideal deve ser prescrita pelo médico ou nutricionista ou seguir a recomendação do fabricante. No caso dos alimentos, você deve calcular pela quantidade ingerida. Atente-se ao fato de que se optar por comer uvas de casca escura, estará ingerindo bastante açúcar da polpa da fruta também, e isso pode não ser saudável.

Quanto ao vinho, meia taça de vinho tinto por dia é o suficiente.

LEIA TAMBÉM:

Glúten Engorda? Veja Tudo Sobre Glúten Aqui

O Resveratrol Pode Ser Suplementado?

Existem poucos estudos com suplementação de resveratrol, porém eles são promissores, principalmente se você não obtém essa substância naturalmente na dieta. Além de cápsulas, você também pode usar cremes faciais com resveratrol se o objetivo for tratar o envelhecimento da pele.

O Resveratrol em Cápsulas precisa de Receita Médica?

Se você optar por suplementar esse ativo, a recomendação sempre é de que consulte um médico ou nutricionista para calcular a real necessidade e a quantidade necessárias. Entretanto, você pode comprar sim o Resveratrol sem a necessidade de receita médica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *