O Que é a Dieta Carnívora?
A dieta carnívora admite somente produtos de origem animal em seu cardápio, dando atenção especial à vísceras, gordura e também ovos. Ela está sendo utilizada por pessoas que desejam emagrecer, controlar o açúcar no sangue e também controlar muitas doenças alérgicas ou auto-imunes.

Não se sabe se a dieta carnívora faz bem a longo prazo, mas a curto prazo os benefícios são inegáveis. Na história humana, poucas sociedades viveram a base somente de animais.
O exemplo clássico é o dos inuítes, ou esquimós, um povo que come basicamente carne e gordura de baleia e foca. Atualmente, cada vez mais pessoas têm se interessado pela dieta carnívora, não pela necessidade mas por pura opção.
CONTEÚDO DO TEXTO
Quantos Quilos Posso Perder com a Dieta Carnívora?
A quantidade de peso que você pode perder nesse tipo de dieta varia muito do nível de sobrepeso em que você está e também do seu próprio metabolismo. Algumas pessoas perdem 3 à 5 kg logo na primeira semana, podendo chegar até 20 kg ou mais nos primeiros meses se você for obeso.
Basicamente a dieta carnívora é sobre o que não comer, já que ela exclui tudo que não for animal. Sem carboidratos, vegetais e antinutrientes, é praticamente impossível não emagrecer e regular a saúde.
Outros Benefícios da Dieta Carnívora…
Além do emagrecimento rápido, a dieta carnívora ainda apresenta muitas vantagens:
- Menos sono durante o dia
- Melhora da digestão
- Foco mental
- Maior desempenho físico
- Regulação de todas as taxas sanguíneas como colesterol, triglicerídeos e glicemia
- Menos tempo na preparação das refeições
- Menos preocupação sobre o que pode ou não pode comer
- Livre de processados, industrializados, conservantes, corantes e substâncias químicas que não conhecemos
A dieta carnívora pode fazer mal?
A ciência ainda não tem um consenso sobre as vantagens e desvantagens da dieta carnívora. O mais próximo que conhecemos é a alimentação baseada somente em animais dos esquimós, como comentado acima. Esse povo tem uma ótima saúde e taxas ideais de colesterol, glicemia e outros parâmetros.
Mas, evolutivamente, variar a dieta pode ser o mais indicado. Portanto, fazer a dieta carnívora por alguns meses pode ser a solução para a melhora da saúde e, mas isso não é necessário a longo prazo.
Pessoas que adotam esse tipo de dieta tem poucas reclamações, mas a principal delas é a de episódios recorrentes de diarréia nas primeiras 6 semanas. Como o corpo não está acostumado a lidar com tanta gordura, o ajuste biliar leva algum tempo.
Além disso, evidentemente você não deve consumir carnes enlatadas ou processadas. Dê preferência exclusivamente a cortes in natura e preparados de forma caseira.
LEIA TAMBÉM:
Como Afinar a Cintura com 1 Exercício Simples
Exemplo de Cardápio:
Pela manhã, se você sentir fome, você pode comer 3 ou 4 ovos com queijo. No almoço, dois ou três tipos de cortes diferentes de carne, como sobrecoxa de galinha, costela bovina e torresmo. Dificilmente você sentirá fome à tarde, mas se isso acontecer, você pode tomar um café batido com nata. À noite, dois bifes com ovos serão mais do que o suficiente.
Preciso Consultar um Nutricionista?
Quando você deseja fazer uma mudança muito drástica na alimentação, é recomendado que você consulte um nutricionista ou médico nutrólogo. Dessa forma ele irá te ajudar a compor um cardápio completo com todos os nutrientes necessários e rico em vitaminas e minerais Além disso, na dieta carnívora é necessário que você faça ingestão de vísceras, pois esse esses cortes são mais nutritivos do que os músculos.
Deixe uma resposta