Glúten Engorda? Veja Tudo Sobre Glúten Aqui

Há sempre uma dieta que está na moda e a vez agora é da dieta sem glúten. Impulsionada por famosos, essas dietas são adotadas por pessoas que tentam emagrecer mas não tem orientação profissional para isso.

gluten

Se você quer entender sobre o glúten e o que uma dieta livre de glúten pode fazer, leia o texto a seguir…

O que é o Glúten?

É uma proteína presente em alguns grãos, como o trigo, a cevada e o centeio. Alimentos que levam farinhas desses grãos contém glúten em sua composição. Ele dá elasticidade à massa do pão, por exemplo.

Dependendo do tipo, uma espécie de trigo pode conter muito mais glúten que outra. É o caso do trigo anão, utilizado atualmente na indústria brasileira e americana, que contém mais glúten do que há 50 anos. O trigo utilizado na Itália contém menos glúten, o que confere um sabor diferente às massas italianas.

Como o Glúten Age no Organismo?

Alguns estudos mostram que essa proteína pode aumentar a permeabilidade intestinal, ou seja, as paredes do intestino se tornam mais permeáveis à substâncias que não deveriam ser absorvidas. Esses estudos indicam que o glúten pode ser inflamatório para uma grande parte das pessoas, piorando doenças inflamatórias como artrite, gota, bronquite e alergias de pele.

A intolerância total ao glúten é chamada de doença celíaca e nela, os sujeitos portadores não devem ingerir glúten de forma nenhuma, pois ele causa uma resposta imunológica grave que ataca a parede intestinal. Isso causa a diminuição de absorção de nutrientes, quadro inflamatório e lesões intestinais.

Como Saber Se Você é Intolerante ao Glúten?

A doença celíaca é um pouco silenciosa, mas se você notar diarréia constante, o clínico geral irá investigar a possibilidade desta doença. A intolerância parcial ao glúten ainda não é consenso na comunidade médica e depende da linha de investigação dos profissionais de saúde. 

Se você quiser testar se o glúten faz mal para você mesmo sem a suspeita de doença celíaca, experimente retirar todos os alimentos com glúten por 30 dias e observe sua digestão, humor, sono, qualidade da pele, disposição, cólica e outros aspectos da saúde.

O Glúten Engorda?

Essa proteína em si não tem o poder de engordar de forma especial, mas como ela pode piorar quadros inflamatórios, repense a ingestão de glúten caso deseje emagrecer e diminuir a celulite. 

Para uma dieta saudável de emagrecimento, você pode reduzir drasticamente o consumo de carboidratos refinados, e neste grupo estão todas as farinhas de trigo e outros grãos. 

Então, excluir o glúten acaba emagrecendo de forma secundária.

LEIA TAMBÉM:

Saiba Tudo Sobre o Resveratrol: Envelhecimento, Perda de peso, Doença do coração

Como Substituir Alimentos com Glúten?

Se você decidiu retirar o glúten da sua vida, saiba que atualmente é muito mais fácil fazer substituições saborosas. O mercado já conta com diversas marcas de pães, massas e biscoitos sem essa proteína.

Para receitas, você pode substituir a farinha de trigo por farinha de arroz, de castanhas, de milho ou de tapioca, dependendo da receita e da necessidade.

Se você desejar além de retirar o glúten, também diminuir os carboidratos refinados, procure por receitas low carb que substituem as farinhas por ovos, castanhas, amendoim, linhaça, chia, grão de bico e outros alimentos com menor teor de açúcar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *