Como Dormir Melhor sem Remédios

Você tem dificuldade para dormir? Mais de 42% das pessoas que moram em países desenvolvidos terão algum tipo de insônia durante a vida, um problema que afeta sua saúde e pode causar perda de produtividade no trabalho.

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A causa da insônia geralmente é multifatorial e mesmo que alguns hábitos não a causem, podem contribuir para seu agravamento. Se não tratada, a insônia pode levar a problemas mais sérios de saúde, por aumentar o estresse crônico e a capacidade de regeneração celular.

Você se Sente Cansado e de Mau Humor Pela Manhã?

É durante o sono que o corpo se recupera das atividades que fez durante o dia, tanto as físicas quanto as mentais. O hormônio responsável pela reposição óssea e aumento da musculatura, o GH, é liberado nas primeiras horas de sono. Ele é responsável por reequilibrar uma série de enzimas e proteínas essenciais ao bom funcionamento dos órgãos e tecidos.

A memória de longo prazo também é “fixada” durante o sono, e por isso, pessoas que dormem ma tendem a sofrer com memória fraca e falta de atenção. Uma boa noite de sono é essencial se você está estudando para uma prova ou se preparando para uma apresentação importante.

Muitas pessoas caem no sono rapidamente mas acordam no meio da madrugada. Outras dormem e acordam várias vezes durante a noite. Na maioria das vezes, esses dois casos precisam ser tratados com o médico especialista pois as causas são neuroquímicas. Um outro tipo de insônia parece ser o mais comum entre pessoas estressadas: a dificuldade de começar a dormir.

Se você deita na cama e fica rolando por horas até finalmente dormir, isso significa que não consegue desligar o seu corpo o suficiente para que ele entenda que agora é a hora de descansar, e então, o corpo não libera melatonina, o hormônio responsável por você sentir sono e começar a dormir.

Felizmente, há maneiras de avisar ao seu corpo que é hora de dormir…

Nós somos capazes de modular a liberação de melatonina e assim termos uma noite de sono que descanse e recupere o organismo. 

Para que isso aconteça, eu tenho algumas dicas para você:

Tire a TV e o computador do quarto

Deixei seu quarto como um ambiente propício ao sono e não cometa os erros de trabalhar, ver tv ou lanchar na cama. Seu cérebro precisa compreender que quando você entra nesse ambiente, é para descansar.

Evite o estímulo da luz azul

Telas de smartphones, televisão e notebooks vão deixar seu cérebro ligado mesmo quando você está bocejando. A luz azul das telas mantém a atenção alta e impede a produção de melatonina. Dessa forma, você até se sente cansado, mas não consegue dormir bem.

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Pratique exercícios

Parece repetitivo, mas é uma grande verdade. Exercício físico regula seus hormônios, diminui o estresse e cansa o corpo de uma forma ideal. Entre pessoas que praticam qualquer atividade física por pelo menos 30min e 4x por semana, a incidência de insônia é 7x menor. Apenas evite fazer isso muito perto da hora de dormir.

Use a respiração a seu favor

Exercícios de respiração conhecidos do yoga podem ajudar a diminuir a ansiedade e causar relaxamento. Uma técnica simples de respiração é capaz de ativar o nervo vago, e assim aumentar a atividade do sistema nervoso parassimpático, fazendo você se acalmar. Ela consiste em inspirar por 5 segundos e expirar por mais 5 segundos durante 1 à 2 minutos. É simples e até parece ser lento demais, mas realmente funciona e você pode testar hoje mesmo.

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