ONG Verde lança Casa 12volts com eficiência térmica e sustentabilidade elétrica

A Casa do Futuro ou Casa 12volts é parte da nova sede da ONG Verde na Serra da Canastra

A ONG Verde é uma entidade civil sem fins lucrativos, fundada em 11 de setembro de 2010, sediada em São Sebastião dos Cabrestos, na Serra da Canastra/MG, e com subsede no Balneário Água Limpa, em Itabirito/MG.

A entidade atua na elaboração e desenvolvimento de projetos socioambientais com eixos nas áreas da educação, da comunicação e da cultura, sempre utilizando energias limpas e renováveis.

Para a ONG Verde, casas monitoradas e com plataformas inteligentes, funcionando com assistentes virtuais por comando de voz e capaz de realizar diversas atividades como tocar música, ligar e desligar as luzes, cuidar da agenda pessoal e até monitorar o sono para um dormir melhor, já não são mais novidades e nem são casas do futuro.
 
Falar da casa do futuro para a ONG Verde significa expressar coerência ambiental e tecnologia possível e acessível para muitas pessoas; quer dizer: a casa do futuro deve ser acessível a todos.

Usar energias alternativas, do sol e do vento, pode evitar represamento dos rios

A casa do futuro precisa ter quesitos que possam representar o uso consciente dos recursos naturais e de garantir economia no consumo. 

Em caso de novas edificações, a bioconstrução com aproveitamento da luz natural, a reutilização da água de chuvas e o uso de energias alternativas térmica e elétrica, somadas ao correto destino dos dejetos humanos são preocupações básicas.
 
Depois de anos de pesquisas e testes, para atender a algumas dessas propostas, a ONG Verde apresenta a Casa 12volts: uma casa comum com sustentabilidade e eficiência energética, sem conversão para 110/220 volts, e quintal com horta orgânica.
 
A Casa 12volts é um projeto socioambiental com a missão de divulgar e de incentivar o uso das energias limpas e renováveis, sem represamento de rios, desenvolvida em uma construção já existente, com dois quartos, uma sala/cozinha, banheiros, área e quintal.

Luzes de LED acendem automaticamente ao anoitecer e apagam com o amanhecer

A Casa 12volts está equipada com placas fotovoltaicas (energia do sol), aerogerador (energia do vento) para produzir energia elétrica e aquecedor solar de última geração garante água quente nos banheiros, na cozinha e na área de serviço.
 
O sistema elétrico com acumuladores ou baterias de 12 volts permite ligar geladeiras, freezers, computador all-on-one, TV HD com modem via satélite, câmeras de segurança, liquidificador, internet com modem wireless, além de possuir fontes para recarregar celulares, notebooks e tablets.
 
Lâmpadas de LED iluminam a casa e as áreas externas têm fotocélulas para acendimento automático ao final do dia e apagar as luzes ao amanhecer.
 
Tudo em CC (corrente contínua *) sem conversão para 110/220 volts CA (corrente alternada **). Todos os equipamentos e acessórios funcionam exclusivamente com energias limpas e renováveis, evitando a conversão e um gasto de até 30% para transformação em corrente alternada de 110/220 volts. Isso é sustentabilidade com eficiência energética!

Casa 12volts tem aerogerador de 500 watts...

... e quatro placas fotovoltáicas de 150 watts

Aquecimento solar eficiente garante água quente nos banheiros, cozinha e área de serviço

Poucas pessoas sabem, mas o celular e o tablet funcionam com 5 volts CC; a maioria dos modens de TV e wifi funcionam com 5 ou 12 volts CC; os notebooks, os computadores all-in-one e os televisores de LED com 12 e 19 volts CC; geladeiras e freezers já são produzidas no Brasil para 12/24 volts CC. 

Mas, seria mais prático padronizar essas tensões para 5/12/24 e 48 volts pela facilidade de combinar as baterias.

É importante salientar que na fase de pesquisa e desenvolvimento, a Casa 12volts apontou falhas de padronização na voltagem e nos acessórios: existe no mercado excesso de formatos de plugs e de conectores.

Cada marca desenvolve seu próprio estilo, formato e, consequentemente, impede que um simples carregador de celular seja usado por modelos de fabricantes diferentes.

A tensão de alimentação dos aparelhos eletroeletrônicos em corrente contínua também apresenta muitas variações e são questões para resolver. Por isso e pela falta de acessórios específicos para uso direto com energias limpas, ou seja, em corrente contínua, coordenadores da ONG Verde desenvolveram uma tomada exclusiva para trabalhar com essas energias, o BATEPLUGUE Verde, em processo final de patente junto ao INPI e à espera de investidores.

Notas

CC ou corrente contínua é a forma de eletricidade encontrada nas baterias, pilhas etc. TV LED, celular, computadores all-in-one, tablets, lâmpadas de LED, modens de tv a cabo e wi-fi, aparelhos de som, dentre tantos outros produtos que já funcionam em 5/12/19 e 24 volts em energia contínua. Outros, caso de liquidificadores, forninhos, microondas e ar-condicionado já são encontrados no mercado em corrente contínua – somente no exterior encontramos máquina de lavar roupas em 12/24 volts CC.
 
** CA ou corrente alternada é a forma de energia que hoje é entregue nas casas, empresas e indústrias (110/220 VCA). Mas, para funcionar a maioria dos eletroeletrônicos das casas é necessáriio converter a energia para CC. Até as máquinas de lavar atuais dependem de CC no controle do processamento das funções. 
A ONG Verde é contrária à produção de energias limpas para transformação em CA pela perda significativa na conversão, cerca de até 30%. Equipamentos de CC apresentam muito mais eficiência energética, isto é, eletricamente falando, são mais econômicos, pois consomem menos corrente elétrica.

A Casa 12volts está aberta a visitações monitoradas e com agendamento prévio via formulário de contato da ONG Verde - clique aqui para acessar.